Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores do TRE-CE apresentam Sistema Pólis no TJ-CE

    Equipe de servidores da Corregedoria Regional Eleitoral apresentou, na tarde de sexta-feira, 26/6, o Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (Pólis), a juízes e servidores da Justiça Estadual.

    A reunião aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua entre o juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-CE, Neuter Marques Dantas Neto, e os servidores Vicente Aragão, José Ribeiro Filho, Giancarlo Priante e Misael Ferreira, que fizeram a exposição do Sistema Pólis aos juízes Sérgio Luiz Arruda Parente e Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, e também aos servidores da 4ª Vara Criminal, 2ª Vara de Execução Penal e 4ª Vara de Família.

    Neste momento, o TRE-CE está implementando o "piloto" do módulo "Direitos Políticos", que possibilitará – de forma simples, célere, eficiente e segura, com acesso por meio de usuário e senha – a remessa das informações por todos os magistrados da Justiça Comum Estadual e pelas respectivas equipes de condenações criminais transitadas em julgado, de extinções de punibilidade, de interdições e de condenações por improbidade administrativa.

    De acordo com a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral, ao disponibilizar os serviços do Pólis a usuários externos, haverá para estes os mesmos ganhos notados no TRE-CE, uma vez que restariam dispensados de custos hoje existentes, tais como os com material de expediente (papel, toner etc.) e com a expedição das comunicações.

    Participarão do "piloto" do módulo "direitos políticos" a 4ª Vara Criminal, a 2ª Vara de Execução Penal e 4ª Vara de Família, todos da Comarca de Fortaleza.

    O que é o Pólis

    O Sisitema Pólis foi concebido por servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informacao do TRE-CE. A ferramenta substitui os ofícios e expedientes encaminhados em meio físico por órgãos e entidades à Justiça Eleitoral de informações a respeito de decisões ou fatos que restringem direitos políticos e que exigem registro no cadastro individual de eleitores.

    Em quase dois anos de utilização, já foram comunicados mais de 85.000 (oitenta e cinco mil) óbitos pelo Pólis. Tendo em vista a celeridade e a qualidade das informações prestadas pelo sistema, foi verificado, neste dois anos, um aumento de 33% no número de registros de falecimentos de eleitores no cadastro e consequente cancelamento das inscrições.

    Foto: Assessoria de Comunicação do TJ-CE

    • Publicações1471
    • Seguidores284433
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-do-tre-ce-apresentam-sistema-polis-no-tj-ce/203323725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)