Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudo de universidades estrangeiras aponta para eleições confiáveis no Brasil

    Um estudo publicado neste mês por pesquisadores das universidades de Sydney, na Austrália, e de Harvard, nos Estados Unidos, coloca a integridade das eleições de 2014 no Brasil à frente do processo eleitoral que reelegeu o presidente norte-americano Barack Obama, em 2012. Na América Latina, apenas a Costa Rica e o Uruguai ficaram mais bem posicionados.

    O levantamento, intitulado Projeto Integridade Eleitoral, analisou informações de 127 processos eleitorais, ocorridos entre 1º de julho de 2012 e 31 de dezembro de 2014. A pesquisa abrange dois terços (4,2 bilhões de pessoas) de todos os países independentes que têm eleições diretas para a câmara baixa do parlamento.

    Os pesquisadores criaram um padrão de integridade eleitoral, baseado em convenções, tratados e protocolos de agências da comunidade internacional e por decisões da ONU (Organizações das Nações Unidas). Em seguida, foi elaborado um grupo de 49 indicadores em 11 categorias que refletem todo o ciclo eleitoral.

    Foram analisados itens como a lei eleitoral, financiamento das campanhas, contagem dos votos, autoridades eleitorais, protestos pós-eleitorais, entre outros.

    Os países foram classificados com base em um ranking de 100 pontos, que cria três subdivisões: alto, moderado e baixo nível de integridade eleitoral. O Brasil ficou em um patamar considerado alto.

    Segundo o estudo, a nota do Brasil, pelas eleições de outubro de 2014, foi 74,1. A média nas Américas foi de 69 e, no mundo todo, 64.

    O Brasil ficou na 27ª posição, os Estados Unidos, na 42ª, com 70,2 pontos. No topo da lista estão Noruega, Costa Rica, Suécia, Alemanha e Holanda.

    As eleições presidenciais de abril de 2013 na Venezuela ficaram em 110º lugar, pior posição entre os países sul-americanos.

    A contagem dos votos no Brasil foi considerada ótima, assim com a lei e os procedimentos eleitorais. Porém, o que pesou para o País não conseguir uma nota melhor foi o financiamento de campanha, que teve nota 50, em uma pontuação que vai de 0 a 100. É justamente essa uma das questões que o Congresso vai debater em breve nas votações da reforma política.

    Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/eleicoes-no-brasil-são-altamente-confiaveisemelhores-do-que-nos-eua-diz-estudo-17022015

    • Publicações1471
    • Seguidores284431
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudo-de-universidades-estrangeiras-aponta-para-eleicoes-confiaveis-no-brasil/168133039

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)