Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-CE instala Comissão de Votação Paralela para auditoria nas urnas eletrônicas

    há 10 anos

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará instalou na manhã desta quarta-feira, 3/9, na Sala de Sessões, a Comissão de Votação Paralela, na presença de representantes dos partidos, coligações e de diversas entidades. A comissão, presidida pela juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Ponte Marques Maia, será responsável pela auditoria da urna eletrônica nas eleições 2014.

    Durante a cerimônia, foi apresentado o cronograma de atividades e realizada a escolha de três fiscais que, voluntariamente, se colocaram à disposição para acompanhar o transporte das três urnas eletrônicas – duas do interior e uma da capital - a serem sorteadas no sábado (4/10), véspera das eleições. Atuarão como fiscais Felipe Pinho da Costa Leitão (FECOMÉRCIO), Gutemberg de Figueiredo Marques (ACI) e Francisco de Assis Oliveira (ACERT).

    Na reunião de instalação da comissão, representantes dos partidos e de entidades fizeram o preenchimento de cédulas eleitorais de uma das urnas que serão auditadas. As cédulas foram colocadas numa urna de lona, lacrada, e só será aberta no dia da eleição, quando os votos vão ser digitados na urna eletrônica. As demais cédulas eleitorais serão preenchidas por alunos do Ari de Sá Cavalcante, da avenida Duque de Caxias, no próximo dia 16/9, no próprio colégio.

    Na Votação Paralela, a ser realizada no 1º turno, no próximo dia 5 de outubro, e no dia 26/10, caso haja 2º turno, incluindo seções eleitorais de todo o Estado, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

    A presidente da Comissão de Votação Paralela, juíza Roberta Ponte, afirmou que “é fundamental que todos, partidos políticos e entidades da sociedade, fiscalizem os trabalhos de auditoria para que as eleições tornem-se ainda mais transparentes e o cidadão tenha a certeza da segurança da urna eletrônica”.

    Além da juíza Roberta Ponte, a comissão é composta pelos servidores Zemilson Batista de Medeiros, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; Ana Lilian Bastos Santana da Cunha, da Secretária Judiciária; Gláucia Lima Andrade, da Corregedoria Regional Eleitoral; e Cláudio Emmanuel Medeiros Dantas, da Secretaria de Administração. Os trabalhos da Votação Paralela são acompanhados ainda pelo representante do Ministério Público Eleitoral. Na reunião desta quarta-feira, 3/9, esteve presente o promotor Luís Antônio Abrantes Pequeno.

    • Publicações1471
    • Seguidores284431
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-ce-instala-comissao-de-votacao-paralela-para-auditoria-nas-urnas-eletronicas/140080927

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)