Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Encerrado o 59º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs

    há 11 anos

    Terminou na noite desta sexta-feira, 12/4, no Gran Marquise Hotel, o 59º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, com a divulgação da Carta de Fortaleza, que destaca a relevância de temas relativos à Reforma Política.

    Aliás, Reforma Política foi o assunto em evidência na fase final do Encontro de Colégio de Presidentes. O deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE) ocupou a tribuna do Colégio para explicar aos presidentes dos TREs o seu projeto de Lei (PL nº 4830/2012), que, se aprovado no Congresso, reduzirá em um mês o prazo final para as convenções partidárias e escolha dos candidatos (30 de maio) e o registro de candidaturas, que passaria para 5 de junho. Segundo o deputado, "todos os esforços serão feitos para que haja essa alteração na lei a fim de que os tribunais eleitorais tenham mais tempo de apreciar e julgar os processos de registro de candidaturas".

    Depois do deputado Mauro Benevides, foi a vez do juiz eleitoral do Maranhão, Marlon Reis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) no país, falar aos presidentes dos TREs. O juiz explicou que a razão de sua presença no Colégio foi para "trazer uma mensagem das 55 entidades da sociedade civil, que integram o MCCE, que mais do que nunca permanecem na luta contra a corrupção eleitoral".

    O juiz Marlon Reis afirmou que o MCCE prepara outra campanha no sentido de mostrar que o Congresso Nacional deve ser novamente pautado pela sociedade, que quer o fim das práticas de corrupção. Segundo ele "a lei da Ficha Limpa foi muito importante, mas estamos constatando que, apesar dela, as práticas de corrupção continuam". E concluiu: "O MCCE quer a sociedade engajada na luta por uma ampla Reforma Política, que fortaleça as idéias, os partidos e, em consequência, a democracia".

    Presença da Ministra Cármen Lúcia

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmén Lúcia Antunes Rocha, participou, na manhã de sexta-feira, 12/4, do 59º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, em Fortaleza.

    Em seu pronunciamento, a ministra enumerou os três pontos principais da sua gestão à frente do TSE: a realização das eleições, o recadastramento biométrico e a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE).

    No tocante às eleições, a ministra Carmén Lúcia revelou que 95% dos recursos já foram julgados. "Em 2012, tivemos um pleito com saldo positivo, pois conseguimos realizar eleições com rapidez na apuração e economia de dinheiro púbico", disse. Ressaltou "a competência brasileira em fazer eleições de maneira segura, ágil e eficiente, sendo modelo para todo o mundo".

    Sobre a biometria, a ministra adiantou que o lançamento da campanha nacional será ainda este mês, com a divulgação de em rádio e TV, bem como a impressão de cartazes, começando assim que se encerrar o prazo para regularização do título dos eleitores faltosos.

    Homenagem do Desembargador Ademar

    O 59º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs fez ainda uma homenagem ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, que no próximo dia 26/4 deixará a magistratura e a presidência do TRE-CE, quando completará 70 anos de idade.

    O presidente do Colégio, desembargador Marco Villas Boas, ressaltou "o talento, a competência e a paixão do desembargador Ademar durante todos esses anos no desempenho de suas funções como magistrado", afirmando ainda que "vamos sentir muito a sua falta no Colégio de Presidentes".

    No final do Encontro, houve o lançamento do livro "Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - 80 anos - 1932-2012", que, além do desembargador Ademar Mendes Bezerra, contou com a presença dos ex-presidentes do TRE-CE, desembargadores José Mauri Moura Rocha e Gizela Nunes da Costa.

    • Publicações1471
    • Seguidores284418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encerrado-o-59-encontro-do-colegio-de-presidentes-dos-tres/100453657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)